Passada a disputa do primeiro turno, onde o Conselho Deliberativo fez sua parte levando a eleição para o segundo turno, começam as negociações para a eleição entre os sócios. Serão duas eleições intimamente ligadas. A tendência é que a disputa para presidente entre Píffero e Bier, polarize a disputa que vai renovar 150 nomes do Conselho Deliberativo. Resta saber se há viabilidade política para uma terceira via.
Na minha opinião, o que estava em jogo ontem era a democracia colorada. Antes de avaliar as candidaturas propostas estava sendo decidido quem teria a responsabilidade e o direito de escolher o presidente colorado para o o próximo biênio. Venceu a tese de que cabe ao sócio esta tarefa. Agora será outra eleição. O que vai, ou pelo menos deveria, definir o voto são as propostas e a confiabilidade de cada candidato.
Independentemente de quem irá vencer o pleito, na minha opinião, saímos todos vencedores. Em primeiro lugar porque o presidente do centenário terá o aval de um colégio eleitoral de mais de 25 mil sócios e não apenas de pouco mais de 300 conselheiros. Em segundo lugar, poderemos conhecer melhor as propostas de cada um. Hoje não está muito claro o que um e outro pretende fazer. Grandes questões do Clube devem ser tratadas e terão o comprometimento dos candidatos. Quais são as metas de cada um para os resultados dentro de campo? Evidentemente nenhum deles poderá prometer conquistar determinado título, mas assumir o compromisso de brigar por eles. Só assim, poderemos cobrar depois, caso o objetivo não seja atingido. Por fim, mas não menos importante, a existência de uma candidatura de oposição estimula a situação a trabalhar sempre em busca de melhores resultados. Assim como o jogador de futebol que não tem um reserva para "fazer sobra" fica mais relaxado, um presidente que não tem oposição também poderá sentir-se confortável em seu cargo.
Haverá duas eleições no dia 13 de dezembro de forma simultânea. Uma para escolher o presidente do Clube e outra para renovar metade dos membros eleitos do Conselho deliberativo. A tendência é que a eleição seja polarizada entre a situação representada pelo candidato á reeleição Vitório Píffero e oposição representada pelo candidato Cláudio Bier. Mas poderá haver uma terceira opção. Esta terceira opção seria apenas para os membros do Conselho. Seria formada por sócios que desaprovam a gestão atual que pegou o Inter em situação privilegiada e não foi capaz de mantê-lo na mesma condição. Píffero assumiu o cargo com dinheiro em caixa, receita financeira excelente, time montado, situação política favorável (apoio de 2/3 do Conselho), campeão do mundo mas teve dois anos de queda. Os resultados da administração Carvalho (2004-2006) tiverem seus efeitos prolongados e amortecerem o fracasso da gestão Píffero (2007-2008). Esta terceira opção seria formada também por sócios que não aceitaram a imposição do candidato Cláudio Bier sem discussão prévia se ele representaria os anseios de mudança. A indicação do candidato da oposição não foi uma escolha discutida entre os diferentes segmentos da oposição. Pelo contrário, foi imposta, sem nenhuma possibilidade de contestação. Por este fato, a candidatura não representa a oposição como um todo, embora tenha incorporado algumas propostas de outros movimentos, além daquele que Bier pertence.
Enfim, fica aí a discussão. É viável o lançamento de uma terceira alternativa? Além dos grupos de oposição que foram alijados do processo de escolha do candidato, que outros segmentos colorados poderiam agregar força? Consulados, grupos independentes, sócios que não possuem vínculo com nenhum movimento mas que podem contribuir para a vida política do Clube? Não apresentar esta alternativa mas também não apoiar nenhuma das opções, por coerência de discurso, já que ambas não representam a renovação tão desejada por nós?
De uma coisa saio convencido neste primeiro turno da eleição do Inter. O Clube precisa renovar seus integrantes do Conselho Deliberativo. Renovar para que surjam novas lideranças. Não pode um Clube. cujo colégio eleitoral seja maior que muitos municípios gaúchos, ser refém de vaidades pessoais de lado a lado. O Conselho Deliberativo do Inter tem a obrigação de oferecer melhores opções para seus sócios votarem. Este episódio demonstra a fragilidade do mesmo. Ele precisa urgentemente ser mais forte e independente.
8 comentários:
Adir, teu texto está perfeito. Claro e bem articulado, temos que pensar muito no que fazer.
E todos saímos vencedores pelo fato de termos segundo turno.
Adir, concordo contigo, temos que viabilizar uma 3a via.
Concordo com o Alemão.
Adir, sou partidário da 3ª via. Os argumentos são dois trechos do teu texto que transcrevo abaixo:
"Esta terceira opção seria apenas para os membros do Conselho. Seria formada por sócios que desaprovam a gestão atual que pegou o Inter em situação privilegiada e não foi capaz de mantê-lo na mesma condição. Píffero assumiu o cargo com dinheiro em caixa, receita financeira excelente, time montado, situação política favorável (apoio de 2/3 do Conselho), campeão do mundo mas teve dois anos de queda. Os resultados da administração Carvalho (2004-2006) tiverem seus efeitos prolongados e amortecerem o fracasso da gestão Píffero (2007-2008). Esta terceira opção seria formada também por sócios que não aceitaram a imposição do candidato Cláudio Bier sem discussão prévia se ele representaria os anseios de mudança. A indicação do candidato da oposição não foi uma escolha discutida entre os diferentes segmentos da oposição. Pelo contrário, foi imposta, sem nenhuma possibilidade de contestação. Por este fato, a candidatura não representa a oposição como um todo, embora tenha incorporado algumas propostas de outros movimentos, além daquele que Bier pertence."
e
"O Clube precisa renovar seus integrantes do Conselho Deliberativo. Renovar para que surjam novas lideranças. Não pode um Clube. cujo colégio eleitoral seja maior que muitos municípios gaúchos, ser refém de vaidades pessoais de lado a lado. O Conselho Deliberativo do Inter tem a obrigação de oferecer melhores opções para seus sócios votarem."
Baita abraço!
Adir,
Acho que conseguiste passar a exata idéia da atual situação politica do Inter.
Penso que para ter um clube mais forte em termos Administrativos e consequentemente todo o processo restante finalizando no futebol, a atividade fim do clube, temos que ter um Conselho que cobre da Direção as ações para que se tire do papel as promessas, assim como possiveis correções de rumo, e só teremos isto com um conselho mais forte, ou seja, um conselho com mais cadeiras na oposição para fiscalizar todo esse processo.
Hoje ninguém sabe com certeza quais são os projetos da atual Direção.
Eber Prado
CLAP CLAP CLAP !!!!!
Quantos sócios participam de movimentos políticos? Acredito que nem 2% dos 30.000.
Temos que viabilizar a 3ª via e conquistar estes 98% dos associados.
Adir, para que o conselho seja realmente plural, precisa de muitas vozes !!!
Então são pode ter simplesmente dois movimentos.
Precisa de mais, essa terceira via seria no final das contas o fiel da balança nas questões vitais do clube !
Uma corrente a ser procurada pelos outros para lhes garantir o apoio.
Sem dúvida o conselho está de PARABÉNS por permitir o voto do sócio.
Muito embora o torcedor seja passional e, acabe votando em títulos e, não em propostas ou pessoas...
De todo modo, essa eleição ao conselho tb servirá pra retirar do conselho algumas cadeiras da situação, colocando nelas a oposição de modo geral(movimento com candidato a presidencia e os demais).
Todo o processo fortalece o clube !!!
Uma terceira via é necessária para manter a coerência de quem luta por democracia, participação e respeito ao torcedor colorado.
Se queremos não reavivar os fantasmas do nosso passado sombrio, se queremos outra alternativa para 2010, é necessário manifestar esse desejo AGORA.
Caso contrário, preparem-se:
2010: SIEGMANN X BIER
Aí, f...
Abraço.
RICARDO
Quero dizer minha opinião sobre as eleições no inter...
Claudio Bier, NÃO sabe nem que o Luxemburgo tem contrato até o final do ano com a traffic e ele diz que vai trazer este para o centenário... Faça-me um favor né... O Bier é capaz de colocar todo o dinheiro do inter fora numa recisão de contrato somente para satisfazer o que ele acha certo...
Bier disse que quando um candidato do seu movimento chegou a predidência do inter NÃO deu pra fazer muita coisa pois o inter estava mal financeiramente... NÃO soube ganhar dinheiro com o inter e agora que o clube esta estruturado acha que sabe gastar melhor o dinheiro do clube !!! Por favor....
Se você é colorado deixe o Piffero comandar o clube pois será o melhor...
Querer NÃO é poder Bier !!! Ou você quer afundar de novo o inter, como fizeram uma vez !!!
Abraço e reflete Bier... Seria uma vergonha ter você representando o inter mundo afora...
Postar um comentário
Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com