sexta-feira, 16 de maio de 2008

Contratos de publicidade

O guia2008 brasilileirão da Placar traz algumas informações sobre valores recebidos pelos Times de seus patrocinadores e fornecedores de material esportivo. É importante comparar estes valores. Algumas diferenças são perfeitamente justificáveis, pelo poder de fogo de determinados Clubes ou simplesmente pela sua localização. Grandes centros como Rio e São Paulo são fatores decisivos para fechar melhores contratos. Há, entretanto, diferenças de valores sem uma lógica aparente. Peguei valores recebidos por alguns Clubes para comparar com Inter que é o que nos interessa.

São Paulo
Reebok 15 milhões; LG: 15 milhões; Habibs: 3,6 milhões; Total: 33,6mi
(sem reparos a fazer. São Paulo é o Clube mais vitorioso do futebol brasileiro e está inserido no maior centro comercial e financeiro do país.)

Flamengo
Nike: 7,5 milhões; Petrobrás: 16,2 milhões; Total: 23,7mi
(embora não seja um Clube vitorioso como o São Paulo, é um time de massa com torcedores espalhados em quase todo o Brasil e tem sede no Rio, segunda maior cidade do país. Normal)

Fluminense
Adidas: 3,5 milhões; Unimed: 14,4 milhões; Total: 17,9mi
(A Unimed paga 14,4 milhões ao Fluminense e 1 milhão ao Inter em contratos de patrocínios. Em 2006, teve bem mais visibilidade com o Colorado que conquistou a libertadores e o munidal Fifa, do que com o tricolor cairoca. Mas tudo bem, continua aplicando uma fortuna lá e uma merreca aqui. Se o Fluminense não ganhar nada e o INTER se dar bem, a marca Unimed não perde nada. Só teria prejuízo, neste caso, se o Inter não carregasse sua marca.)

Palmeiras
Adidas: 2,4 milhões; Fiat: 8,5 milhões; Suv. 3,6 milhões; Total: 14,5mi
(É um time de primeira linha e tem sede em São Paulo. Valores compatíveis.)

Clube Atlético Mineiro
Lotto: 4 milhões; Fiat: 8 milhões; FPT 2 milhões; Total 14mi
(O CAP é um time médio que só ganhou um brasileirão de título importante e está fora do eixo Rio-SP. A fornecdora de material esportivo, Lotto, paga um valor bem acima do que a Reebok paga ao Inter. O mais curioso é o contrato com a Fiat. Lembrando que o CAP não tem estádio. No entanto faz um excelente contrato e fatura o dobro que o Banrisul paga ao Inter. Bem que o Inter poderia trazer os negociadores do CAP para fechar contratos para o colorado.)

Vasco
Reebok: (não divulgado); MRV 12 milhões; Habibs 3,6mi; Total 15,6mi + Reebok
(Normal. Está na média dos Clubes do centro do país.)

Botafogo
Kappa: 7,2 milhões; patrocinadores (não divulgado)
(Sinceramente não entendi. Apenas São Paulo e Flamengo recebem valores maiores de seus fornecedores de material esportivo. Qual o segredo? Bons negociadores? Não entendi.)

Cruzeiro
Puma: 4,5 milhões; tenda (não divulgada)
(Apesar de ser um Clube de primeira linha do futebol brasileiro não pertence ao eixo Rio-SP. Tampouco é um Clube de massa. O Cruzeiro sempre teve tradição de fazer excelentes contratos de patrocínio. Injustificável faturar 70% a mais que o INTER no contrato de fornecimento de material esportivo.)

Inter
Reebok: 2,8 milhões; Banrisul 4,2 milhões; Tramontina 1 milhão; Unimed 1 milhão; Total 9mi
(Teríamos que melhorar este contrato com a Reebok. Quem paga 15 milhões ao São Paulo bem que poderia pagar uns 4,5mi ao Inter. Mas infelizmente acabamos de renovar o contrato, que aliás, foi muito festejado pela direção colorada. Quanto a merreca do Banrisul, me parece que o contrato termina no fim deste ano. É preciso salientar que o Banco socorreu o Clube quando mais precisávamos. Estávamos atolados em dívida e foi feito um contrato de longo prazo que possibilitou a amortização das dívidas. Em receber micharia da Unimed ou algo assim, prefiro micharia do nosso Banco.)

Gremio
Puma: 2,1 milhões; Banrisul 4,2 milhões; Tramontina 1 milhão; Unimed 1 milhão; Total 8,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com