quarta-feira, 28 de maio de 2008

TODA UNANIMIDADE, É BURRA OU É CEGA?

Durante uma navegada pela rede, dia desses, li um texto interessante que posto aqui para reflexão: “... a unanimidade só pode existir por dois fatores: Pela concordância cega ou pelo silêncio dos críticos. Onde há concordância cega, predomina a burrice; e, onde há o silêncio, certamente predomina o medo de se fazer oposição...”.
No final de 2006, nas últimas eleições para a renovação do Conselho Deliberativo do Internacional, a maior e mais importante vitória não foi conquistada por nenhuma chapa ou grupo político. A grande vencedora foi a democracia, pura e simples. Havia um consenso de que, pela primeira vez na história do clube, o Conselho Deliberativo, representação direta dos torcedores e associados do clube, seria tomado por colorados oriundos de uma só linha política. Há vantagem nisso?
Não chego ao extremo do grande Nelson Rodrigues, autor da frase: “Toda unanimidade é burra”, mas tenho a convicção de que, o consenso, no mínimo, priva o debate, e tolhe a reflexão.
Onde e de que forma atua a “oposição” num momento em que o Clube parece navegar em mares nunca antes tão tranqüilos? O contraponto inteligente e consciente, sempre terá o importante papel de levantar questões, argumentar e propor alternativas. É muito perigosa e danosa a figura de um Conselho conivente e mero assistente das soluções oriundas dos mesmos personagens.
Uma nova eleição se aproxima, e, dessa vez inédita. Nunca antes o colégio eleitoral tomou um vulto tão grande e, como sabemos, os resultados de campo tendem a influenciar a decisão da massa.
Por isso, é sempre importante levantar reflexões que podem interferir no futuro do nosso Colorado.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com