terça-feira, 24 de junho de 2014

Finanças Coloradas: mais informação, mais responsabilidade

O Internacional volta a publicar em seu site oficial os balancetes contábeis apresentados nas reuniões do Conselho Deliberativo. Trata-se de um acerto da diretoria, em atenção a reiterados pedidos ao clube feitos por integrantes do Convergência Colorada. É um procedimento que consta em nosso Plano de Gestão apresentado aos sócios.

Tanto já era hora de retomar a prática, que recentemente passou a vigorar nova redação da Lei Federal 9.615/98 que, entre outras inovações, reforça a necessidade da transparência econômico-financeira para entidades desportivas sem fins lucrativos.

Acredito que estamos diante de uma valiosa oportunidade de qualificação da gestão do clube de forma permanente, o que afirmo sem desconhecer a importância da preservação de dados estratégicos do nosso Inter, tendo em vista nossa natureza privada, mas com nítidos contornos de entidade pública que temos devido ao interesse que desperta. Sem esta medida a instituição esteve muito vulnerável a “vazamentos” irresponsáveis e uso inadequado de informações financeiras.

Não é de hoje que tenho manifestado minha preocupação com estes aspectos estruturais, defendendo que nosso clube deva ser permanentemente desafiado a inovar, qualificar a gestão corporativa, reduzir gastos, ampliar e diversificar receitas em busca da capacidade de investimento no futebol. A adoção de práticas de governança corporativa, na qual se inclui a transparência com a publicação de informações financeiras é instrumento disto e, tenham certeza, torna-nos mais fortes.

Em produtiva conversa que tive com o Presidente Giovanni Luigi na semana passada, concordamos que aumenta a responsabilidade de todos quanto ao uso de tais dados financeiros. Conselheiros, sócios, imprensa especializada, meio esportivo, enfim, todos devem estar atentos em busca da boa análise das informações. 

Os dados estão sendo divulgados de forma bruta, motivo pelo qual desta medida já se descortina um novo desafio: a preparação de tais informativos numa linguagem didática, com comparabilidade no tempo, cujo entendimento seja claro a todos, gerando sim envolvimento e comprometimento daqueles que querem um Internacional cada vez melhor. Porque tudo, amigos, tudo que fazemos reflete, mais cedo ou mais tarde, no campo de jogo, onde queremos sempre ver o Inter campeão acima de tudo!



Sandro Farias

Conselheiro do Internacional desde 1998, participante do Comitê de Finanças da Gestão 2000/2001, bem como assessor da vice-presidência de Finanças e da presidência desse período. Bacharel em Direito, Ciências Contábeis e com Pós Graduação em Finanças, atua na área de Direito Tributário. É sócio contribuinte e indicado candidato à presidência do Clube em 2010 e 2012. Primeiro coordenador-geral do Convergência Colorada no período de transição e atual coordenador. Liderou o processo interno de produção do Plano de Gestão 2011-2012 e 2013-2014.

Ainda pelo Clube, colaborou na elaboração e apresentação no Conselho do orçamento de 2000/2001, relatórios de Prestação de Contas do período e na elaboração de Caderno de Estudos fundamentando postulação junto a Conmebol e CBF dos critérios para a Mercosul 2000/2001. Em 2008 participou da Comissão Eleitoral e foi conselheiro da FECI para aquele biênio. Foi membro do Grupo de Planejamento Estratégico 2009-2019 do Inter e participou da elaboração do relatório sobre isenção de tributação municipal do projeto Gigante Para Sempre. 


Twitter: @SandroSFarias
Facebook: sandro.farias.50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com