terça-feira, 30 de julho de 2013

Torcida única: derrota do futebol


Num GreNal que ainda nem foi jogado, já temos um vencedor: a violência venceu o futebol. Estou triste com a decisão de torcida única no clássico de domingo. Porque é isto que está acontecendo, a decisão enfraquece o clássico GreNal, um histórico de rivalidade que tornou os dois clubes grandes.

Como assíduo frequentador de GreNais (muitos na casa do rival) lamento e me emociono só de pensar que clássico com estádio dividido de torcida quase meio a meio é passado, superado. Estamos regredindo. Houve tempo em que era possível torcedor rival dividir carona, churrasco e a cerveja pré-jogo, civilizadamente. Sei porque eu fiz. Muitos e muitos GreNais fui com meus amigos e parentes, gremistas e colorados, todos juntos, era uma festa!

O que mudou?

Torcida única é admissão da incapacidade da segurança pública de cumprir com sua obrigação. É a conclusão possível de ser tirada já que a alegação principal da decisão de hoje é a admissão da polícia da dificuldade em proteger a torcida colorada de acessar a Arena por metrô, transporte particular e demais maneiras de acesso ao seu entorno. Estamos falando de uma partida de futebol, não a Guerra dos Farrapos.

Há sim que se discutir de quem é a responsabilidade pela segurança dentro dos estádios, se ela não deveria ser privada. Agora isso pode ser feito sem prejudicar o direito de se acessar a um jogo em que pode (e deve!) entrar para a história como mais um batismo de estádio, mais uma vitória do Inter sobre o co-irmão.

A diretoria do Internacional precisaria questionar a decisão. Defender até o fim o interesse do seu torcedor. E defender a história do clássico. Sei que falo por mim e pelo Convergência Colorada quanto a isso.

Quero crer que isso é reversível, vai mudar. Espero que um dia aquele "tempo bom" volte, onde amigos e familiares, colorados e gremistas possam ir ao jogo juntos. Falo em nome de todos e de todas as torcidas. Farei de tudo para que isto aconteça!



Fabrício de Oliveira Berto 
Sócio contribuinte 029372.00. 
Coordenador-Geral do Convergência Colorada, conselheiro desde 2008, quando foi eleito pelo então Movimento INTERnet/BV e do qual foi coordenador Financeiro em 2009/2010. Exerceu a mesma função depois no Convergência Colorada. 

Twitter: @FabricioBerto
Facebook: fabricio.berto

Um comentário:

Elisa disse...

Perfeito Fabrício, infelizmente as direções da dupla greNAL deixaram os monstros se criarem e temos agora essa vergonha.

Uma decisão que só comprova a incompetência, intolerância e a marginalização do maior clássico do planeta.

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com