terça-feira, 28 de agosto de 2012

Clube Democrático

Por Alexandre Ribeiro, conselheiro do Sport Club Internacional

Desde o início de 2009, ano que entrei no Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional, tive o privilégio como coordenador de um grupo de novos conselheiros de participar das reuniões de coordenadores promovidas pelo ex-presidente do conselho Luiz Antonio Lopes. Lembro de como chegamos na primeira reunião, eu e meu colega Mallet (hoje ali sentado na mesa do Conselho, como secretário, abraço) e vejam só: a pauta da primeira reunião que participamos foi justamente modelo eleitoral.

Em 2009. Notem, em 2009 já era debatida no clube a questão do processo eleitoral. E as premissas que eram debatidas lá são as mesmas que ainda vigoram nas discussões sobre os processos eleitorais atuais: INCLUSÃO, PARTICIPAÇÃO, INOVAÇÃO e SEGURANÇA.

Vamos relembrando nossas últimas eleições:


 Em 2006, tivemos votação somente no Gigantinho.

   
Em 2008, tivemos uma eleição presencial no Gigantinho, mais algumas zonas eleitorais abertas em cidades do interior. Aqui começamos a inclusão de todos os sócios no processo. Mas esse modelo se mostrou falho. Possibilitamos a inclusão, mas a participação do associado se mostrou baixa. Somente 18% dos sócios aptos do interior votaram nesse modelo.


 

Em 2010, o ex-presidente do Conselho, Dr. Bonatto, foi o presidente da comissão eleitoral. E inovou. Tivemos a maior eleição de um clube de futebol das Américas, com o ingresso do voto por correspondência. E a participação do associado aumentou.

A instituição Inter vem evoluindo nessa questão de eleição interna. Estamos PERSEGUINDO A EXCELÊNCIA em todas as eleições. Cada eleição que passa, identificamos nossos erros, nossos acertos, corrigimos processos e AVANÇAMOS.

Agora, 2012, demos mais um passo a frente, vamos usar como uma das ferramentas na nossa eleição uma das maiores (senão a maior) invenção da humanidade: A INTERNET. A INOVAÇÃO.

A Internet em 2010 , segundo dados da Internet World Stats, tinha quase 30% da população mundial conectada. Dois anos depois (não tenho esse dado), mas com o crescimento dos tablets, smartphones e com a forte política de inclusão digital dos governos, esse numero deve ter crescido muito, quase que exponencialmente.

Hoje quase tudo esta baseado na Internet, desde processos governamentais, bancos, tribunais, mídia, enfim tudo.

E agora vamos colocar a eleição colorada nesse novo patamar.

Sobre o processo apresentado pela comissão eleitoral: é o melhor que podemos ter. Não vamos assumir que é o melhor do mundo ou que é infalível e não tem riscos. Mas para nosso momento atual, esse trabalho da atual comissão eleitoral, presidida pelo juiz de direito Carlos Eduardo Richinitti, é o melhor que temos, com todos os potenciais riscos diminuídos ao máximo. E cabe aqui salientar: é um processo democrático e plural, construído com a participação de diversos grupos políticos do Internacional. Essa proposta final é fruto do trabalho desse grupo colorado.

No futuro, nas próximas eleições, tenho a certeza que o futuro conselho colorado saberá buscar novamente a inovação e melhorará ainda mais o processo, quem sabe incluindo novas tecnologias como biometria e certificados digitais. O nosso limite é a nossa vontade.

Faremos a melhor eleição da história do Inter.

3 comentários:

Anônimo disse...

Independente da preferência política, devemos nos unir em torno do bem maior que é o Internacional, maior clube das Américas, quiça do Mundo; Qualquer divergência que aparecer deve ser debatida com coerência e respeitando o clube e a torcida colorada. Abraços e vamos rumo ao tetra!

Vitor Saydelles disse...

alex, parabéns pelo resgate da história. O que se faz no período presente são os fundamentos de um Clube maior ainda no futuro.

Ferreirafp disse...

Como sócio colorado, achei muito interessante esta opção de voto pela internet. Finalmente, poderei participar. Meu único receio é se a campanha eleitoral das chapas chegarão na mesma velocidade a nós que não somos da gde. POA para nos auxiliar no momento do voto. Mas como dissestes: "não será a melhor do mundo, mas a melhor que podemos ter". Parabéns pela iniciativa.

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com