domingo, 20 de maio de 2012

29.776 mil Km do Tetra

Em recente pesquisa divulgada pelo Globoesporte.com realizada em parceria com a Revista Monet, 33,3% dos jogadores entrevistados apontaram as viagens como maior dificuldade da profissão. Sendo que dos clubes pesquisados, muitos eram do interior paulista. Partindo dessa informação, fizemos uma tabela comparativa das distâncias aproximadas a serem percorridas por cada clube da Séria A de 2012.

19/05/2012 08h00 - Atualizado em 19/05/2012 08h00
Viagens são citadas por jogadores como maior dificuldade da profissão
Calendário, arbitragem, adversário e gramado também são lembrados

Os Clubes do centro do país são extremamente privilegiados em relação ao fator deslocamento, o que não é pouco. Quilômetros de distância são mais horas de viagens, maior necessidade de hotéis, dificuldades de tempo para preparação e treinamento, o que envolve uma complexa logística e muitos gastos financeiros. Somando a isso, que os clubes utilizam voos comerciais, vulneráveis a atrasos a horários nem sempre ideais.

Utilizando como referência a distância rodoviária entre as cidades-sede dos Clubes da Série A, identificamos as seguintes distâncias.


Enquanto que os pernambucanos Sport e Náutico percorrem 45.895 quilômetros, os clubes da capital paulista deslocam-se 14.500 quilômetros. Para estes, 3 jogos "fora de casa" serão na mesma cidade, 2 serão em cidades do mesmo estado (Santos e Campinas), além dos curtos deslocamentos para enfrentar os 4 cariocas. Já o Inter tem apenas um jogo "fora de casa" na mesma cidade e um, na capital catarinense com deslocamento "curto". A situação fica ainda mais complicada para os times nordestinos, que são obrigados aos maiores deslocamentos.

Talvez esse fator ajude a explicar dois pontos: 1) a dificuldade dos nordestinos em manterem-se na primeira divisão; 2) o fato de que o último e único time de fora do Eixo-Rio-SP a vencer o Campeonato Brasileiro ter sido o Cruzeiro, em 2003, sendo que Minas é 3º estado mais central na geografia do futebol brasileiro.

Além dessa discrepância, temos ainda um calendário tumultuado, comprimido de Maio à Dezembro, para viabilizar os estaduais que são importantes apenas para as Federações Estaduais, fonte de sustentação política da CBF. Enquanto o Inter está jogando contra times de baixo nível técnico até Abril, de Maio a Dezembro terá que cruzar o país diversas vezes, muitas delas sem poder sequer treinar e recuperar seus jogadores.

O sistema de pontos corridos trouxe estabilidade ao Brasileirão, sempre vulnerável a interesses escusos e "formulismos" com repescagem e tapetões. Entretanto, o Internacional não pode se dar ao luxo de ignorar essa dificuldade que possui em relação ao clubes do "centro" do país. Devendo desenvolver atenção especial para a questão logística desses deslocamentos.

Por fim, o Inter deve ser mais ativo na relação com as Federações, tendo reivindicações claras em relação a toda e qualquer dificuldade que posse deixá-lo vulnerável em relação aos demais clubes. Aumentar o tempo disponível no calendário para o Campeonato Brasileiro, tomar cuidado com torneios em meio a temporada e a consequente redução de times na série A do Gaúchão.

Outra questão que pode ser avaliada, considerando que o clube gasta em torno de 5 milhões por ano em deslocamentos e viagens, seria a compra/aluguel de um avião de aproximadamente 30 lugares, o que daria maior conforto, disponibilidade de horários (reduzindo despesas com alugueis e passagens). Talvez seja um fator a ser avaliado.

Modelo ERJ-145 da Embraer

Aviões de times:


por Guilherme Mallet
@guilhermemallet

4 comentários:

Unknown disse...

Excelente este levantamento ! Serei voz uníssona contigo nesta ! Abs. , Geraldo

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Excelentes ponderações...

Kappel disse...

É uma preocupação importante, esvaziada esse ano devido ao fato do Internacional só ter o brasileirão com uma largada e uma chegada tranquilas em termos de datas e recuperação de jogadores! A ideia de um próprio avião p deslocamentos é bastante interessante. Me parece que hj,por conta de patrocíneo, os Clubes tem passagens aéreas subsidiadas. Mas enfim são aspectos que devem ser levados na ponta do lápis!

Vitor Saydelles disse...

Mallet, informação interessante.
Certamente nosso avião só teria lugares de PRIMEIRA...já outras associações esportivas da Capital???
fora a brincadeira já que o assunto é sério. as viagens tem que estar associadas ao calendário quando o inter joga meio e fim de semana. tais jogos poderiam ser "AJUSTADOS" pela proximidade de cidades.

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