Esta eleição para o Conselho marcou.
A vitória de um grupo de colorados inquietos, o trabalho incansável de jovens apaixonados, a quebra de paradigmas, a renovação. Nunca pensei que o Colorado pudesse me trazer um sentimento enorme de alegria e satisfação além do momento de um gol vermelho. Pois a vitória do nosso movimento encheu-me de euforia e satisfação.
Marcou também por fazer brotar em mim, em meio a toda comemoração, o alívio. Meu colega Adir sabe do que falo.
O Conselho Deliberativo do nosso clube sempre fez parte do meu imaginário. Escutava no meu radinho de pilhas amarelo nomes de dirigentes consagrados, lendários, batalhadores. Quando da minha infância, freqüentava os treinos em busca de autógrafos de jogadores e, também, dos comandantes do Clube do Povo. Olhava-os com admiração e respeito. Sabia o nome de todos, do presidente ao vice de finanças.
Mas só através do radinho de pilhas amarelo.
Agora era diferente. Muito diferente. Um torcedor que freqüentou por mais de dez anos a velha Coréia do Beira-Rio, indo apenas com a passagem dos dois ônibus que tomava para ir e vir das batalhas rubras, que colecionava pilhas de recortes de velhos jornais sempre que aparecia alguma reportagem sobre o time do coração, que cresceu e resistiu em meio a uma geração perdedora, de muito sofrimento, entrava agora no Salão Nobre do Conselho Deliberativo.
Na época da formação da chapa para a eleição em que ingressei, em novembro de 2006, o então movimento Internet tinha entre seus integrantes, poucos aptos à candidatura ao Conselho. As normas exigiam um tempo mínimo de associação, bem como hoje, diminuindo o rol de possíveis candidatos, e, alguns colegas, por questões pessoais não puderam aceitar a empreitada. Com enorme alegria, aceitei o convite e, assim, entramos para o Conselho, eu e Adir, em dezembro de 2006.
Discussões internas e muitos companheiros descontentes com o rumo tomado pelo movimento.
O fato de coligarmos com outros movimentos gerou discórdia e desentendimentos que até hoje rendem debates intermináveis, mas que foi decidido em comum acordo, através de decisão conjunta. Acusações de vaidade, interesse pessoal, inflação de ego e ganância pipocaram pela rede.
Apesar de um pouco chateado, segui na missão. Estava representando afinal, um grupo de torcedores colorados, um movimento novo, de ideal nobre, de cabeças inteligentes e autênticas, de apaixonados.
A experiência valeu, mas dois conselheiros desconhecidos, jovens, sem apadrinhamento nem patrocínio pouco poderiam fazer além do que observar e aprender.
Fomos eleitos por colorados que depositaram em nós além da confiança, a esperança. Não sou mais o torcedor da Coréia, estou investido de um cargo. Impessoal. Estaria agora, lado a lado com os “comandantes” da minha infância.
Eu e o Adir, num cantinho do plenário. Observações comedidas. Açodados pelo novo.
Certamente, nestes dois primeiros anos de mandato, fui o membro mais jovem do Conselho, em meio a experientes raposas da vida política do Internacional.
Fui.
Já não sou mais o caçula do Conselho.
Cercado agora por vinte e três ousados amigos, que apostaram no indeciso e coerente ao invés do certo e submisso.
Imensamente feliz em desejar as boas-vindas aos novos companheiros de Conselho. Não somos mais apenas dois. Estarei junto de amigos torcedores como eu, ansiosos, angustiados mas apaixonados. Nosso cantinho deverá se espraiar, as duas cadeiras transformam-se agora em vinte e cinco. Já somos fortes. Um turbilhão de idéias, muita vontade e querer.
Se antes dois apenas observavam, agora somos fortes. O aprendizado valeu.
Nós podemos. Nós conseguimos.
Que esse período porvindouro de convivência transforme-se num marco de transformações e vitórias.
Avante amigos!
Avante Internet/BV!
Avante Colorado!
4 comentários:
Masáááá Furasté, tamo junto nesse barco cara, show de bola. Parabéns pelo texto, "ducaralho"!!!
Belo texto Furasté!
"Cercado agora por vinte e três ousados amigos, que apostaram no indeciso e coerente ao invés do certo e submisso."
FALOU TUDO!
Excelente, meu nobre e já experiente conselheiro! Excelente!
Belas palavras nosso Obi-Wan Kenobi é um prazer estar ao lado de vocês nessa empreitada.
Postar um comentário
Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com