Olá!
É comum ouvir em rodas de conversas entre colorados se é bom ou não sediar os jogos da Copa de 2014. Há quem ache que é importante sediar de novo (o estádio dos eucalíptos foi sede em 1950) o evento e tem aqueles que dizem que o Clube tem de pensar em melhorar o estádio para seus torcedores, sem se preocupar com a Copa. Para mim, sediar os jogos da Copa do Mundo, deve ser um meio de atingir a objetivo final, que é melhorar o complexo do beira Rio e o entorno dele para os colorados.
Técnicos da FIFA já vistoriaram nosso templo sagrado e assistiram ao DVD com o projeto Gigante para sempre. Fizeram elogios ao projeto e algumas ressalvas ao estádio como está hoje. Reclamaram do fosso e do arame farpado, por exemplo. Coisas pequenas para uma construção gigante. Mas precisamos esclarecer que a visita foi guiada. Os banheiros vistoriados pelos inspetores da FIFA foram os banheiros reformados e não aqueles que conhecemos da inferior ou da superior. A mesma coisa vale para as cadeiras. Ao invés de mostrar o aglomerado de gente nos minúsculos banheiros em dia de jogos, foram mostrados os modernos vestiários do beira Rio. Claro que temos muito tempo para fazer estas reformas. Mas é preciso que se comece a fazer logo e seguindo a um plano pré-estabelecido para sabermos como ficará, depois de pronto.
Quanto ao projeto não há dúvidas. Tanto os Gringos da entidade máxima do futebol quanto o Ricardo Teixeira aprovaram. O presidente da CBF chegou a dizer que se o projeto for feito não tem porque mudar de estádio para sediar a copa. Ou seja, o evento será no Gigante para sempre. O anteprojeto prevê investimentos próprios na melhoria do estádio e investimento de fora para a construção de hotéis, estacionamento e reforma do Gigantinho. Além disso, conta com investimentos públicos na construção e duplicação de ruas, transporte público (metrô?) e até mesmo uma marina no Parque Gigante.
Dois passos já foram dados. O primeiro, foi na última reunião do Conselho Deliberativo (31/03), em que foi apreciada e aprovada a proposta do presidente Píffero de vender os Eucalíptos e aplicar o dinheiro na construção da cobertura do Beira Rio. O outro, foi na Câmara de Vereadores, onde foi aprovado um projeto em que a prefeitura loca o estacionamento da EPTC (ao lado do Gigantinho) para o INTER, por 20 anos, renovável por mais 20. Com isso, o Clube pode buscar investidor interessado em construir um estacionamento na área que vai da Padre Cacique até a Beira Rio.
Para que a Copa do Mundo tenha uma sede em Porto Alegre, sem sombra de dúvidas, deverá haver investimentos públicos. Não dentro do complexo , mas no entorno dele. As vias de acessos ao estádio que sediar a Copa terão que ser suficientes para absorver o fluxo de carros em dias de jogos. A FIFA exige isso. Se for no Beira Rio, a avenida com o mesmo nome terá que ser duplicada. O serviço de iluminação pública e de vigilância precisam ser melhorados. A prefeitura tem um projeto de metrô que sai do centro, vai até o shopping Praia de Belas e segue pela Bento até o campus da UFRGS (Viamão). Terá que construir uma estação próxima do estádio. Sem contar exigências em termos de saúde e segurança nas proximidades.
Enfim, as melhorias do complexo Beira Rio que queremos para nós, torcedores, terá um incremento grande se o nosso estádio sediar a Copa. Isto vai viabilizar investidores interessados no entorno do estádio. O poder público certamente investirá pesado em obras viárias e melhorias em geral da orla para causar uma boa impressão lá fora. Devemos pensar que sediar a Copa do mundo de 2014 é um meio de transformar o atual Beira Rio em um complexo de entretecimento e lazer, além de ponto turístico de Porto Alegre.
Até mais!
Um comentário:
Albuquerque conseguiu aprovar uma emenda que garante R$ 2 milhões do governo federal para a duplicação da avenida Beira Rio. O deputado conseguiu aprovar usando como argumento o projeteo Gigante para sempre. "Dentro de 60 dias, o projeto da duplicação deverá estar pronto e há boas chances de as obras começarem ainda em 2008." diz a matéria.
Esta notícia vai ao encontro do post acima.
Postar um comentário
Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com