quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CLUBE VENCEDOR e os nossos votos - uma avaliação eleitoral

Concorreram seis chapas e ganhou o Sport Club Internacional.

E, se ganhou o INTER, todos venceram.

Uma festa de democracia, da troca e embate de ideias. Alguns ainda não estão acostumados ao contraditório. Não sabem compreender que o mundo social e do Futebol apresenta diversos conceitos ainda assim tenho certeza que todos saíram mais fortalecidos em seus ideais pelo Clube.

Não importa se alguns ganharam ou perderam o premio de “estar” conselheiro. O saldo será uma transformação nas estruturas de poder do Clube na medida em que a maior parte dos eleitos deseja uma alteração estatutária que aprofunde a Democracia e ao mesmo tempo se formule um modelo de gestão mais contemporâneo fundado na governança corporativa onde TODOS os segmentos do pensamento Colorado estejam trabalhando na gestão.

As urnas deram um recado. Milhares de sócios esperavam escolher o Presidente e a frustração os afastou deste segundo momento eleitoral. A votação pela internet foi um sucesso quanto à sua segurança em que pese somente 6.793 eleitores terem exercido seu direito de voto frente aos quase 10.000 cadastrados neste novo instrumento democrático.


 Os 11.741 que votaram ao “legislativo” do Clube expressaram o desejo da alteração do modelo. Quase 80% dos votos foram para as chapas de oposição.

A chapa 1, da situação, com 2.431 votos, deve ter aprendido que os processos políticos e administrativos no Clube não podem estar fundados na exclusão de outros grupos. Pagaram o preço da soberba e, lamentavelmente, alguns grandes colorados deixaram o Conselho.

A chapa 2, com 4.059 votos, que em 2010 quase não rompeu a cláusula de barreira, com seu discurso único de “diretas para presidente” abocanhou parte expressiva dos votos e recompôs sua base. Obviamente cumprirá com seu compromisso e construirá politicamente com os demais grupos a alteração estatutária prometida.

As chapas 4 – O Povo do Clube -, 636 votos, e a 5 – Movimento Vermelho -, 548 votos, foram as grandes novidades da eleição. Grupos que agregaram Colorados contemporâneos com os novos ventos do Mundo e do Futebol e que foram e vem sendo incentivados a permanecerem organizados e lutar pela implantação das suas ideias as quais, em linhas gerais trazem maior abertura institucional para a participação dos sócios e torcedores.

A chapa 6 com 1008 votos foi a surpresa do ex presidente Miranda. Depois de implantar novos paradigmas de gestão no Clube e que deram resultados ele voluntariamente se afastou do Clube e pediu publicamente que o esquecessem. Voltou pregando o “acorda conselho”. De qualquer sorte a nominata da chapa 6 elencou nomes de muitos Colorados que podem agregar trabalho de qualidade no Clube.

Estas três chapas somaram votos suficientes para a eleição de 28 conselheiros. A cláusula de barreira impediu esta representação. Portanto, na redivisão destes lugares, coube ao Convergência Colorada mais 9 cadeiras no conselho. Por esta razão entendo que cabe ao nosso Movimento a responsabilidade política e solidária às três chapas que não atingiram a cláusula de barreira, a defesa, ainda que parcial, de algumas das suas teses oposicionistas.


Quanto ao Convergência registro que esta foi a primeira eleição do movimento após a coalizão eleitoral que lhe deu origem e o resultado foi excelente. Nossa política não se pauta por atacar adversários já que TODOS são Colorados e certamente desejam o melhor para o Clube. Não há maior ou menor torcedor. A paixão rubra iguala a todos.

Continuaremos o trabalho cotidiano e permanente no Clube incentivando os Colorados à participação. Todas as ideias do Convergência são públicas e estão registradas em nosso Plano de Gestão.

Esperamos que a atual administração, nos próximos dois anos, obtenha excelentes resultados no Futebol na medida em que o Gigante Para Sempre já é uma realidade a ser vista num futuro muito próximo.

Continuaremos na nossa senda. Nossos ideais de transparência e impessoalidade para a gestão do COLORADO irão nortear nossa política.

Tudo faremos pelo Sport Club Internacional.

O Movimento e seus integrantes sempre serão pequenos grãos de areia frente esta estrela vermelha que jamais se apagará no firmamento e que guia o sentimento colorado. Nossos votos para a toda a Nação Colorada são de saúde e paz nas festas de fim de ano e que 2013 seja radioso de luz e varonil.


Vitor Saydelles
Sócio colorado desde 1997, sob a matrícula nº 8970.00, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, advogando desde 1986. Conselheiro do Sport Club Internacional.

“A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”. Mario Quintana. 

Twitter: @vitorsaydelles

Pau na concorrência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com