quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Vice de Futebol e o Projeto Presidencial


Vice Presidente de Futebol ou Presidente, eis a questão!


Essa aparente letargia de projeção da remontagem de estrutura de futebol em meio a esse final de campeonato modorrento, do qual que estamos "sendo obrigados" a ver os jogos, como se fossemos prisioneiros sendo postos a uma tortura do período medieval, certamente e assim espero seja algo somente relacionado a aparência.

O principal começo ao meu ver será a escolha de um Vice de Futebol, aquele cara politico que precisará ter o controle sobre a estrutura profissional, trabalhar os melindres internos, além de prestar conta para a torcida via imprensa do desempenho da equipe e da comissão técnica a cada resultado positivo ou negativo possamos ter em meio as competições do ano de 2013/2014.

Quando se fala de dirigente politico, o que eu espero é que ele dessa vez, não siga a linha de pensamento executada no Clube dos tempos pra cá. Ou seja, o grupo que comanda a estrutura de futebol e politica do Clube, por ser a maioria na gestão, tem por base, a principio formar ali o seu próximo candidato a Presidente. Ação esta que de uns tempos pra cá tem sido cada vez mais um desastre atrás do outro, tanto na solução para o futebol, tanto para a sua própria sucessão presidencial.

Primeiro optaram, por um dirigente que acumulava funções, no Clube e mais as suas pessoais dentro da sua própria empresa. Fato esse que em duas dessas frentes se demonstrou insuficiente em matéria de desempenho e assim como tempo necessário a essa dedicação que se transformasse em resultado aceitável.

Ausências em reuniões de obras no projeto de reformas e de analise de desempenho após rodadas no quesito futebol, não haveria como ter um resultado prático nessas duas frentes e não deu outra, não aguentou o tirão e pediu pra sair.

Nova linha sucessória projetada, vem o próximo, responsável pela administração geral do Clube , alavancado a diretoria de futebol, mas com meta a próxima presidência, fazendo algo, como o tapar a cabeça e destapar os pés, pois o céu é o limite.

Naquele emaranhado de decisões e transições de diretor executivo inexperiente que vira treinador também inexperiente e que não tem ninguém reposto na função "abandonada", certamente uma grande proporção de que poderia acontecer de forma resultado negativo, acabou acontecendo na prática e com requintes de baixaria programada ou não, só eles devem saber.

Onde após um jogo complicado, o Vice que deveria dar a declaração forte de cobrança sobre os jogadores, acabou sendo o próprio treinador, numa coisa mais non sense, já vista em um Clube de futebol, muito parecido com aqueles programas estilo Marcia Goldsmith.

Zona de conforto dos jogadores e do Vice de Futebol

A partir dali, o que se desenhava nada mais seria , do que uma morte anunciada, jogadores queimados , treinador ídolo se queimando perante aos jogadores e o Vice de Futebol, na defensiva, escondido atrás de algo que ele mesmo deveria ter feito, mas não, capaz que iria fazer algo do tipo e se queimar aquele seu projeto presidencial logo ali adiante.

O resultado de acontecimentos como esse, não precisa ser expert pra saber o dos porquês estamos atrelados a resultados e desempenho ruins até então.

O supra sumo de cobrança, em termos de dedicação e profissionalismo em cima dos atletas, foi onde certamente tiveram essa cobrança devolvida, em uma reunião pré treinamento acerca das condições de trabalho, por conta das inúmeras lesões apresentadas no decorrer desse ano e a preparação física, mal projetada a olhos vistos de todos.

Aqui vale um destaque , que a cobrança é claro que deve ser feita, mas não da forma publicizada e na imprensa, não pelo treinador e sim pelo dirigente e de preferência a portas fechadas,..."O que acontece em Vegas, morre em Vegas".

Então agora o que nos resta, é esperar que a decisão em torno da procura de um nome para a função, esteja diretamente e unicamente focada na mais pura solução do futebol, focado no futebol, respirando e comendo futebol, de quebra poderiam bem dar um jeito na escolha de assessores que em caráter de urgência, poderiam simplesmente serem alavancados a função se convocados, não apenas ficar gravitando em torno numa aparente formar dirigentes, que na prática não tem acontecido. Se há de pouco interesse de outros, devem haver a oportunidade de quem queira, quem sabe da base ou por lá também existem pessoas, somente pra desafogar o loteamento de coligações?

A minha humilde dica foi dada, é de graça, mas certamente pode ser de muita valia, pra melhora do destino do futebol colorado, num curto, médio, ou longo espaço de tempo, de acordo com as cabeças escolhidas para tal.

P.S: Até o dia 25 de novembro podem ser feitas via site a confirmação de opção de votos pela internet, quem tem seu cadastro atualizado e cumpre as regras estatutárias como maior de 16 anos, sócio a mais de 2 anos e com mensalidades em dia, até o dia 31 de outubro desse corrente ano, tem o seu direito a voto. Dia 15 de dezembro é o dia de votar , para a renovação de 150 conselheiros, do quadro do Conselho Deliberativo para o período 2012/2016. Aqueles sócios que cumprem as condições estatutárias, mas não atualizaram o seu cadastro no tempo hábil, poderão votar forma presencial no dia 15 de dezembro de 2012, no complexo do Gigantinho.

Adalberto Penteado Gonçalves 
Sócio colorado desde 2004 nº 03958600, empresário do ramo de Autopeças, da Cidade de Canoas/RS. Conselheiro desde 2008, eleito pelo então Movimento INTERnet/BV, secretário da Associação e Consulado do Inter de Canoas.

Twitter: @goncabarun

"O Inter é uma mistura de sentimentos, dos quais jamais se pensa abandonar!"

Um comentário:

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Parabens, Adalterto 'Gonça'!!!

Que texto lucido e prático, quase um 'manual dos 7 erros' que, se assimilado no Re-Presidente G. Luiggi pode auxilá-lo e reverter a causa de seu maior erro desde a sua origem:
O ABSURDO DESIGNO DO COMANDO DO NOSSO FUTEBOL PARA PROJETOS POLÍTICOS.
MENOS PARA SUCESSO COMPETITIVO... E MUITO MAIS PARA SUCESSÃO DE DINASTIA!

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com