segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O jogo de ontem... Bleeeeerrrrrghhh

F9 não vai ser treinador de futebol, não tem leitura nenhuma de fora do campo, todos sabemos que o forte do “Curintia” é a marcação forte na frente da área e saída rápida para o ataque, usando e esperando as jogadas pelas laterais do campo. Foram campeões da LA assim, mesmo sem jogador de área (ou referência).

O que fez F9 no 2º tempo: tirou Ygor centralizado e deixou nosso meio-campo com Guina e Fred que não guardam posição, ocasionando que nossos laterais, principalmente Fabrício jogasse mais centralizado, o que abriu a avenida Lateral Esquerda...


Mas vamos ao que interessa, nosso time:

· Sistema falido com este quarteto de meio-campo:

· Ygor está correto, centralizado e subindo quando surge a chance;

· Guina corre por muitos e "tenta" jogar por muitos, não pode ser o centro nervoso do time jamais;

· Fred muito voluntarioso, técnico , interessado, mas não está pronto ainda para ser o "organizador / articulador" do time, ainda não tem a experiência de cadenciar o jogo de dar o tapa para o lado, sempre tenta a jogada mais aguda, mesmo que esteja marcado por muitos adversários ( na linguagem popular "peladeiro", mas é muito promissor jogador;

· D'Alessandro: ano totalmente irregular, ainda não se descobriu que não pode buscar a bola em nosso campo, fica uma presa fácil, é jogador mais à frente e de lado do campo, nunca centralizado;

Atacantes
Forlán é um jogador clássico, pouca movimentação e de tabela, sabe jogar centralizado, jamais irá "conversar" com Damião, jogador forte e de referência, somente tem qualidade na jogada terminal e de frente para o gol, sabe fazer parede, mas para isso precisava de Forlán jogando pelo meio e infiltrando, não na ponta como tem sido utilizado;

Defesa / Laterais
Nenhuma defesa consegue se firmar tendo à frente 2 volantes que se projetam muito à frente e por incrível que possa parecer não tem qualidades suficientes para ir à frente, então por que vão à frente sem saber ir, desguarnecendo a defesa ?

Nossos laterais, principalmente direito inexistem, só vestem a camisa, não contribuem no ataque e nem garantem na defesa, ontem Ratinho (bem melhor que Nei) errou alguns cruzamentos e outros tantos encontraram os marcadores, visto que o “Curintia”, diferente do INTERNACIONAL fecha muito bem os lados do campo e ataca muito bem por ali. O INTERNACIONAL marca muito mal os lados e tenta atacar pelo meio...QUANTA DIFERENÇA !


O que fazer para 2013? Colocar alguém que entenda de futebol e escalar quem jogue futebol, não adianta amontoar bons jogadores sem suprir as funções fundamentais de um time.

Este greNal, se vencermos, não servirá para arrumar a casa. Muito pelo contrário, deixaremos o tema de casa que não fazemos desde 2010 para a "semana que vem ou início da semana seguinte..."

Nelson Baron 
Sócio colorado juvenil desde 1969. Graduado em Educação Física e Engenharia Elétrica. Conselheiro do INTERNACIONAL desde 2008. 

“A primeira vez que vi de perto o Beira-Rio foi no dia da Inauguração. Depois disto NUNCA MAIS ME SENTI TANTO EM CASA COMO LÁ!”

Twitter: @nelson1954

Sou do CLUBE DO POVO do Rio Grande do Sul!

Um comentário:

Davi disse...

Grande Nélson, estava com saudade de ler teus posts exclusivamente centrados em futebol.

Concordo com tua análise.

Forte abraço

Davi

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com