terça-feira, 30 de outubro de 2012

As URNAS são mais importantes do que as ARCAS

Neste momento do Colorado vejo dois objetos que representam o período eleitoral. Arcas e urnas são coisas que conceitualmente são parecidas quanto ao uso e quanto à forma. Ambas servem para guardar ou carregar coisas.

Uma arca bem conhecida é a de Noé: Deus resolveu administrar o mundo de outra forma, mas antes optou por limpar o planeta através de um grande dilúvio. Noé era o único homem honrado no seu tempo, daí Deus lhe ordenou construir uma grande ARCA para salvar sua família e representantes de todos os animais e aves.

Urnas também são objetos com finalidade próxima das arcas. As funerárias guardam restam mortais outras são as coletoras de votos, das cédulas que representam a democracia.

Na eleição do Colorado, metaforicamente, vejo a chapa da situação como a grande ARCA, um grande navio comandado pelo histórico Fernando Carvalho. A sala de comando é do MIG – Movimento Inter Grande – e tal qual um navio de cruzeiro os demais passageiros são acomodados nas diversas cabines de primeira até as demais classes. O importante é que todos realizam o cruzeiro, participam das festas, dos jantares. Mas se um passageiro observar um furo no casco do navio nada poderá fazer. O comando é de um só. De um grupo só. Coração Colorado, DNA Colorado, Inter Sempre, Alma Colorada, Inter Maior, Colorado Eu Sou são os passageiros desta ARCA.

De todos estes movimentos os dois primeiros são aqueles que mais expõem suas ideias. Cada um deles tem aproximadamente 25 conselheiros. Geralmente suas propostas miram um Clube Profissional com Governança Corporativa. Ideias e projetos muito próximos ou parecidos aos do Convergência.

Outra Arca menor está capitaneada pelo ilustre Colorado Luís Antônio Lopes. Esta coligação do União Colorada, Ação Independente Colorada e Mais Inter, somado com o líder Vitório Píffero para vice de futebol, nasceu de uma dissidência da ARCA maior e possui, aproximadamente, 70 conselheiros.

O Convergência Colorada, com Sandro Farias para presidente e João Patrício Herrmann para o Futebol, desde 2010 conduz um barco em Movimento com 65 conselheiros.

No primeiro turno, a cláusula de barreira, 25% dos Conselheiros, é uma regra do estatuto do Clube e neste caso uma chapa deve atingir 87 votos. É público que a Grande ARCA tem votos suficientes para ganhar a eleição. Luigi será o Presidente e o vice de futebol continuará Luciano Davi.

No dia 15 de dezembro teremos a voz das URNAS. Certamente uma urna coletará votos para renovar 150 vagas no Conselho Deliberativo. Faça chuva ou sol, naquele dia os 75.000 Sócios Colorados poderão comparecer para a escolha de 150 Conselheiros. Mas o sócio deve saber que uma chapa ao Conselho só renova a administração se tiver no mínimo 15% dos votos. Esta é outra cláusula de barreira.

Quanto à escolha do Presidente, por força da esmagadora maioria de conselheiros dentro da GRANDE ARCA, não teremos a escolha pelos sócios.

Pode mudar?

Sim. Com a alteração do Estatuto.

Por isto, no dia 15 de dezembro, o voto do sócio será fundamental no destino do Clube. A URNA deve ser o principal objeto para a democracia do INTERNACIONAL. A administração do Clube e seu Conselho Deliberativo deveriam ser sempre escolhidos pelo voto direto do sócio com cláusulas de barreira menores.

Para que nosso estatuto seja alterado, no dia 15 de dezembro, vote no CONVERGÊNCIA COLORADA.

Assim as URNAS dos sócios serão mais importantes do que as Arcas dos Conselheiros.


Vitor Saydelles
Sócio colorado desde 1997, sob a matrícula nº 8970.00, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, advogando desde 1986.

“A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”. Mario Quintana. 

Twitter: @vitorsaydelles

Pau na concorrência!

3 comentários:

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Quem escreve esse claro e verdadeiro Manifesto é um sócio colorado como você e eu.

Participe!
Vote!

Conheça mais sobre nossas idéias e princípios e junte-se ao Movimento de Oposição Convergência Colorada que precisa de cada Socio para elevar ainda mais nosso S.C.Internacional.

Dilson Mottin disse...

Por quê cláusula de barreira? Eleição direta pelos sócios já, com uso da internet para abranger mais sócios. Cláusula de barreira serve para proteger do quê? Da ânsia dos sócios por ter um time decente? Do poder sobre o clube que pertence somente aos sócios? Conselheiro é dono do clube? Abaixo toda e qualquer cláusula de barreira.

Luciano disse...

Pessoal, sou colorado de coração! sofri junto com o Inter naquele periodo onde a concorrência ganhava com o Felipão!

Vibrei quando ganhamos o mundial! Lembram das palavras do Fernandão do vestiário!

é inaceitável o que os jogadores do Inter fizeram no vestiário, segundo a midia.

Seja o melhor jogador, seja medalhão, devem sair, e o respeito com quem é sócio? com o torcedor? qual a força de vestiário do proximo treinador sabendo que os jogadores fazem este tipo de coisa!

Precisamos não de pouca reformulação e sim de muitas mudanças, urgentes! se fosse o primeiro turno estariamos pior que o Verdão hoje! por sorte, ganhamos alguns jogos...

não entendo pq estão pensando em renovar com jogadores tão fracos... acho que os maias estão certos mesmo!!! ou será q o presidente colorado esta aguardando a professia para só então, confirmando que o mundo não vai acabar(ou vai, dependendo as providencias tomadas, tipo segunda divisão) para tomar uma atitude!!

abraço a todos!

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com