quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A profissionalização do Departamento de Futebol

O grande mote do plano de gestão do Convergência Colorada é a profissionalização do Sport Club Internacional, reduzindo a participação voluntária. O departamento de futebol, com certeza, é o que merece maior atenção, por ser a atividade-fim do clube.

Na estrutura atual do departamento de futebol há uma sobrecarga de trabalho do Vice-Presidente, sendo ele o responsável por uma imensidade de tarefas, as quais, em regra, têm que dividir com a sua atividade profissional, não podendo dar dedicação exclusiva ao clube. Por esta razão que no plano de gestão do Convergência Colorada inclui a proposta de redimensionar o cargo do Vice-presidente, compartilhando as suas atividades com dois profissionais, sendo um da área administrativa/negocial e o outro da área técnica.

O Vice-Presidente será a representação do torcedor no departamento de futebol, sendo o responsável pela liderança do processo de elaboração das estratégias e definição de prioridades, bem como avaliar o desempenho dos profissionais deste setor. Ainda, será ele o responsável pela interação com a imprensa, torcida e demais órgãos políticos do clube, reduzindo a exposição dos profissionais, evitando o desgaste da imagem destes, permitindo, assim, a realização de um trabalho de longo prazo.

O profissional da área administrativa/negocial, que no plano chamamos de Diretor Executivo, será o responsável pelas negociações de jogadores, renovações de contrato, além das atividades administrativas do departamento de futebol, tais como registro de atletas nas federações, logísticas de viagem, controle de orçamento, promover o relacionamento com o departamento de marketing do clube para melhor aproveitar a imagem dos jogadores.

O profissional da área técnica, que no plano de gestão chamamos de Diretor Técnico, será o responsável pela integração de áreas como preparação física, medicina esportiva, odontologia, fisioterapia, fisiologia, entre outras. Ainda, será o responsável pela avaliação técnica no elenco profissional e das categorias de base, aprimoramento do sistema de scout e prospecção de jogadores, além de ser o guardião da correta aplicação do modelo de jogo do clube.

Dessa forma, entendemos que haverá uma customização das atividades da cúpula do departamento de futebol, na qual cada atividade será exercida por especialista da área política, executiva e técnica atuando de forma integrada, mas sem haver sobreposição ou sobrecarga de atividades, restando devidamente representada a paixão e o profissionalismo, sempre na busca do objetivo único, a conquista de títulos.



Marcos Marino 
Sócio colorado desde 2004, sob o nº 037576.00. Graduado em Direito, e Conselheiro do Clube desde 2010, tendo sido Diretor das Categorias de Base do INTERNACIONAL em 2010. 

Twitter: @marcos_marino

Correm os anos, surge o amanhã, radioso de luz varonil! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com