Peço licença aos amigos colorados para falar aqui de um outro clube, para assim contar um pouco da história do nosso esporte. E que é sempre bom preservá-la.
Início da segunda metade do século XIX, os clubes e desportistas britânicos vinham se dividindo em relação ao jogo mais violento (o rugby), jogado quase que exclusivamente com as mãos e com muitos encontrões, e um outro (ainda sem nome), em que tocar a bola com as mãos não era aceito.
William Prest e Nathaniel Creswick – amantes do críquete, preocupados com as condições climáticas que dificultavam a prática durante o inverno (o esporte é de pouca movimentação), concluíram que a prática esportiva recomendável para este período era o que se jogava com uma bola e com os pés, o foot-ball (foot, “pé; ball, “bola”).
Os dois esportistas passaram a difundir suas idéias na comunidade de Sheffield, o que acabou determinando a fundação do clube reconhecido pela FIFA como o mais antigo do mundo, o Sheffield F. C., em 24 de outubro de 1857, e a criação dos primeiros regulamentos do novo esporte, conhecido como “Códigos de Sheffield”, que serviram de base para o primeiro encontro da modalidade naquela cidade: casados x solteiros.
O distintivo do clube e o reconhecimento da FA e da FIFA como o mais antigo do mundo
Como bem descreve matéria da Folha de São Paulo, antes das 11 regras elaboradas em Sheffield, os jogos eram literalmente batalhas campais.
Cinco anos após a fundação do primeiro clube, 15 outros já haviam
sido fundados na cidade e a “febre” já chegara a Londres, com a fundação de
alguns clubes. Desses clubes da cidade pioneira, ainda existem o Sheffield
United e o Sheffield Wednesday (hoje, ainda, profissionais) e o clube objeto
deste estudo (que preferiu ficar no amadorismo).
O Sheffield Foot-Ball Club
passou a ser conhecido entre os britânicos como “The Club” (o clube), uma
definição categórica para “o primeiro entre os primeiros clubes de
futebol”. Seus torcedores são conhecidos como “os anciões” e comparecem
assiduamente nos jogos de seu time, lotando os 1.500 lugares do Stadium of
Bright, que, vejam só, apesar de ser amador e disputar a oitava divisão, comercializa os direitos de nome do estádio - "The Bright Finance Stadium". O uniforme do Clube é assim formado: n° 1 – camisas e meias cor de
vinho, com calções pretos; n° 2 – camisas e meias azuis, com calções brancos.
Imagens retiradas do Google do campo do Sheffield.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com