Por Leonardo Luis Ligabue Cardoso
Advogado e conselheiro do Sport Club Internacional
Contrato assinado, reforma garantida, mais conforto, menos custo para o clube. Bem, este é o novo Beira Rio, agora parte do projeto Gigante para Sempre. Ficam lições deste emaranhado político que o assunto “copa” virou.
Os políticos de nosso co-irmão, apesar de conhecerem as regras e saber que a copa poderia sair do RS, insistiram em pleitear a copa na Arena, sabedores de que, uma vez escolhida a área e o estádio, a FIFA NÃO MUDA, ou seja, mantém-se o planejamento inicial. A FIFA, para quem desconhece, traça o perfil dos locais onde os jogos vão ocorrer com grande antecedência, elaborando planos de emergência e segurança para todo o traçado ao redor do estádio. Empresas especializadas fazem o levantamento e traçam os caminhos que a entidade deverá seguir. Grande parte da segurança no estádio e em seu entorno é realizada pela FIFA, bem como os atendimentos médicos, os quais são feitos por equipes credenciadas e treinadas pela entidade. Me espanta a irresponsabilidade e o provincianismo que nos absorve com a grenalização de tudo. Precisamos crescer enquanto Estado, mas, para isto, devemos saber que, as rivalidades ficam no campo, no mais, é um besteirol engraçado.
Quero crer que os interesses particulares não falaram mais alto do que o bem comum, interesse este capitaneado por um senhor que é político e explora seu próprio clube para obter votos, é o cumulo da imbecilidade e da sacanagem fazer isto. Pobre da torcida que aceita calada este tipo de situação. A crítica que faço diz respeito à falta de responsabilidade daqueles que tentaram de todas as formas afastar a copa do local escolhido inicialmente tendo como mote o time, enquanto a realidade envolvia votos e dinheiro, com a exploração indevida da imagem de seu clube e de sua torcida.
Este episódio deveria servir para nos fazer crescer, colorados e gremistas, deixando, repito, para o campo a rivalidade e buscar o crescimento do Estado e melhoria nas condições de vida da população. Minha preocupação, igual forma, diz respeito as mesquinharias e arrogâncias espalhadas por redes sociais, onde torcedores pouco ou mal informados dizem que nosso estádio será levantado com dinheiro público. Esclareço: a construtora obteve empréstimos regulares ofertados pelo pro-copa e deverá pagá-los, junto ao BNDES e bancos particulares. Lamentável a postura, lamentável a desinformação.
Aliás, para quem não sabe, a ARENA também está dispondo de “dinheiro público”, pois parte de sua verba foi obtida junto ao BNDES e a construtora responsável deverá, também, pagar este empréstimo. Desculpem o desabafo, mas, depois de tanta politicagem e arrogância de alguns, de parte a parte, eu diria, agora quero é futebol! Chega de ocupar todo o noticiário com assinatura, reforma, contratos, quero ver é futebol, ah, e quero ver esta mesma mídia cobrando forte do poder público as obras para os moradores da Zona Sul da cidade, da Zona Norte, enfim, obras que interessam a cidade. A copa é um meio de erigir estas obras, mas, não é o único. Cabe a prefeitura respeitar seus moradores, o que, até o momento, não o fez. Fácil é culpar a copa ou o INTER, difícil é assumir suas próprias responsabilidades.
Buenas, quanto ao nosso INTER, gostaria de ver uma formação de meio campo ousada com Dátolo pela esquerda, Oscar pela direita, D’Ale no meio armando e Guinazu de primeiro volante, com Dagoberto e Damião no ataque, amassando o adversário e agredindo a todo momento. Time perfeitamente possível de ser montado. Lembro do Boca de 2007, com um meio campo muito parecido com este e com o mesmo sistema, de amassar o time adversário o tempo inteiro, agressão direta e mortal. Imaginem este time que descrevi. Faceiro? Não, nem pensar, Datolo já ocupou o espaço de volante e Oscar foi volante na sub20, qual o motivo de não testar?
Todos os times vencedores do INTER privilegiavam o ataque, a agressividade, o toque de bola e o gol, sim, o GOL! Quero ver isto novamente, quero o INTER ousado, agressivo, sem cagalhonices, sem escapar as características do nosso time, do nosso CLUBE. Altitude não é desculpa, ATITUDE SIM, esta é importante. Altitude se enfrenta com ATITUDE E VONTADE. O resto é balela e coisa de mimimista!
Vamo que vamo meu INTER.
Post publicado originalmente no blog Arena Vermelha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com