Em todo estado do Rio Grande do Sul, dos mais de 350 municípios, pouco além de 40 possuem um colégio eleitoral com número superior a 25000 votantes. Pois esta fantástica eleição de sábado do Internacional mobilizará este expressivo número de torcedores associados, constituindo este pleito num marco histórico e inédito no Brasil.
E para a próxima eleição, estes números serão superados. A estimativa é de que o número de eleitores ultrapasse a casa dos 50000 sócios aptos ao voto, de um total de cem mil. Realmente impressionante.
Pois bem, ante este cenário, duas questões coloco para reflexão:
1- Com todo este expressivo número de associados, um número recorde no Brasil e um dos maiores das Américas, seria justo que as decisões, o rumo, o destino do Internacional seja sumaria e misteriosamente definido pelas mãos (ou cabeça) de 334 conselheiros apenas? Refletiria fielmente os anseios da nação vermelha?
2- E como já dizia a velha mas infalível Lei de Murphy: “nada é tão ruim que não possa piorar...”. Se as decisões tomadas por estes 334 conselheiros nascerem de discussões, de contrapontos, de argumentações, do contraditório, de críticas inteligentes e construtivas e do debate, até é plausível se pensar que sejam decisões ponderadas e acertadas. O que é temeroso e profundamente anti-democrático é que todo o Conselho Deliberativo do Clube do Povo, do Clube com maior número de associados do Brasil, seja composto por apenas uma corrente política, por apenas uma corrente de idéias. Não teremos nem uma próxima eleição presidencial com participação dos sócios.
Parece que a importância dos milhares de associados resume-se apenas à arrecadação oriunda das mensalidades. E a participação ativa na gestão do clube?
Reflita bem, sócio colorado. Um clube com milhões de torcedores e milhares de associados merece um conselho plural, que represente à todos: afortunados, humildes, jovens, experientes, situação, oposição, da capital ou interior, mas todos com um mesmo coração vermelho, apaixonado, vibrante e acima de tudo: COLORADO!
Participe da grande festa da democracia vermelha, preocupe-se com o futuro do nosso Inter e saia da urna contente em saber que entrou para a história sendo partícipe da maior eleição clubística de todos os tempos no Brasil (até a próxima, se houver).
Um comentário:
Parabens pelo feito!!
Vcs merecem.
Saudaçoes COLORADAS A TODOS!
Rossano Oltramari
Postar um comentário
Qualquer contato que se faça necessario, por favor envie um e-mail para conv.colorada@gmail.com